SIT: seminários debatem mudanças climáticas e estratégias para a convivência com a seca

articleDois seminários sobre o tema mudanças climáticas e seus impactos na agropecuária serão realizados nas próximas terça e quarta-feira, 26 e 27, na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), e transmitidos online dentro da programação da 8ª SIT (Semana de Integração Tecnológica). O tema “Mudanças climáticas e seus impactos na agropecuária regional” pretende reunir subsídios para a construção de uma abordagem mais teórica e geopolítica das mudanças climáticas, discutindo as vulnerabilidades regionais sob a ótica da seca. Nesse contexto, os palestrantes tentarão traçar um paralelo da nova realidade da agropecuária regional – sobretudo para o homem do campo da região Central de Minas Gerais – com experiências de sucesso.

Já o segundo seminário – “Estratégias e tecnologias para uma agricultura em um clima mais seco” – tem o objetivo de apontar caminhos e alternativas para o produtor conviver de uma melhor maneira com a escassez de chuvas, propondo abordagens práticas e dirigidas ao seu dia-a-dia. Exemplos são a construção de barraginhas nas propriedades (como forma de abastecer o lençol freático e revitalizar nascentes); alternativas de forrageiras para a implantação de pastagens; e o uso do sorgo e do milheto como culturas mais tolerantes à falta d’água tanto na produção de grãos quanto com o propósito de forragem para o gado. Outra vertente que será apresentada é a importância da adoção de sistemas de produção melhorados para a nova realidade.

Segundo o coordenador dos seminários, o engenheiro agrônomo Diego de Oliveira Carvalho, as palestras, painéis temáticos e exposições no campo pretendem enriquecer o debate e a troca de experiências, de forma presencial e também virtual, entre pesquisadores e especialistas, agentes de extensão rural, instituições de ensino superior, professores, estudantes, produtores rurais e “todos aqueles que, de uma forma ou de outra, experimentam, cotidianamente, os desafios impostos pelas mudanças climáticas e os seus impactos na agropecuária nacional e, mais do que isso, anseiam por encaminhamentos acerca de estratégias e oportunidades para melhor conviver com a seca”.

SERVIÇO – Os eventos terão a transmissão ao vivo via internet por meio da rede social temática Repileite (Rede de Pesquisa e Inovação em Leite), coordenada pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG). Para assistir online, o usuário deverá acessar http://www.repileite.com.br/ . Para a participação presencial, na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas-MG, a inscrição deverá ser feita pelo site http://sit.cnpms.embrapa.br . Tanto as inscrições para a participação online quanto para a presencial são gratuitas.

visto em https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/3222294/sit-seminarios-debatem-mudancas-climaticas-e-estrategias-para-a-convivencia-com-a-seca

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.