Manejo integrado de pragas reduz uso de inseticida e custo de produção

pragasO Dia de Campo na TV vai apresentar a tecnologia de Manejo Integrado de Pragas da Soja (MIP-Soja) que orienta na tomada de decisões de controle de pragas com base num conjunto de informações sobre os insetos e sua densidade populacional, na ocorrência de inimigos naturais e na capacidade da cultura de tolerar os danos.
Os insetos-pragas têm suas populações controladas naturalmente por predadores, parasitoides e doenças, conhecidos como inimigos naturais. Mesmo assim, muitas vezes são necessários outros métodos como o biológico e o químico, que podem ser utilizados para o controle das principais pragas. O monitoramento da lavoura, a identificação correta das pragas e dos inimigos naturais, o conhecimento do estágio de desenvolvimento da planta e dos níveis de ação são importantes componentes do MIP-Soja.
Apesar dos danos causados por insetos serem alarmantes, em alguns casos, não se recomenda a aplicação preventiva de produtos químicos. Além da poluição ambiental, pode ocorrer a eliminação de inimigos naturais da lavoura e as aplicações desnecessárias podem elevar significativamente o custo de produção da soja. Outra ação importante é a rotação de culturas e a manipulação da época de semeadura, principalmente para insetos de ciclo longo.
A Embrapa e o Instituto Emater/PR vêm conduzindo, desde na safra 2013/2014, ações de manejo integrado e comprovaram ser possível reduzir pela metade a utilização de inseticidas no Brasil em benefício da renda do produtor e do meio ambiente. O programa também vai mostrar as ações da Caravana Embrapa, iniciada em 2013, com foco na lagarta Helicoverpa armigera e o desequilíbrio provocado por esta praga. Em 2015, a segunda fase da Caravana Embrapa tem o objetivo de trabalhar o MIP em um contexto mais amplo. Com orientações para o produtor do início ao fim do ciclo da cultura da soja, ou seja, auxiliar no planejamento, instalação, tomada de decisão, execução, obtenção de resultados e avaliação das informações obtidas durante a safra.
O Dia de Campo na TV Manejo intergrado de pragas reduz uso de insetiscida e custo de produção foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com Embrapa Soja (Londrina/PR), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.