Hospital implanta horta hidropônica para incentivar a alimentação saudável

No Henry Ford Hospital West Bloomfield, no estado americano de Detroit, os doentes e as suas famílias, bem como funcionários do hospital, consomem suas refeições nutritivas feitas a partir de produtos frescos como tomates, couve, berinjela, e morangos. Tudo de origem local… muito local. O hospital produz a maior parte de sua própria comida em um novo sistema de estufa hidropônica com 1.500 metros quadrado.

Isso não é tudo. O hospital possui um centro educacional, onde todos os pacientes  e moradores locais, frequentam para aprender sobre como fazer escolhas alimentares saudáveis. Muitos dos temas abordados são voltados para as crianças, pois nos Estados Unidos 14 por cento das crianças de nove à 12 anos são consideradas obesas no país.

“Queremos ter certeza de que a cada dia temos ônibus escolares amarelos que vêm aqui de todo sudeste do Michigan”, comentou Gerard van Grinsven, diretor do hospital. “Queremos influenciar os nossos jovens a começar a pensar de forma diferente sobre os alimentos que consomem.”

Talvez, refeições locais saudáveis, e a defesa pela alimentação saudável em um hospital não pareça ser algo extraordinário. Afinal de contas, Henry Ford West Bloomfield é um hospital encarregado de promover a saúde e bem estar.

Mas a verdade é que muitos hospitais têm, tradicionalmente, errado o alvo quando se trata de refeições saudáveis e contribuem muitas vezes para um sistema alimentar industrial prejudicial. Mas isso está mudando, diz Michelle Gottlieb de Health Care Without Harm , uma organização que trabalha para implementar “ecologicamente alternativas sólidas e saudáveis para as práticas de cuidados de saúde que poluem o meio ambiente e contribuem para a doença.”

CULTIVO HIDROPÔNICO

Dezenas de tipos de legumes e ervas – cinco tipos de couve, 23 tipos de tomate, cinco variedades de manjericão, berinjelas, pimentas e pimentões, ervas frescas, microgreens e morango – estão prosperando desde meados de verão no que os diretores do Henry Ford dizem ser é a primeira estufa hidropônica de base hospitalar no país

visto em http://www.revistahidroponia.com.br/noticias/noticia.php?noticia=28297

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.