Fazenda aquapônica no centro de Berlim


A crescente urbanização representa um grande desafio para muitos produtores de frutas e legumes. A empresa ECF Farmsystem GmbH, de Berlim, na Alemanha têm se dedicado a exatamente esse tema, e projetou um sistema de cultivo que é perfeitamente adequado para a produção de frutas e legumes nas grandes cidades.

O ECF Aquaponik Farmsystem combina a criação de peixes e o cultivo de hortaliças. Os fundadores da empresa Nicolas Leschke e Christian Echternacht explicam: ” Nosso cultivo de alimentos é extremamente auto eficiente. Por exemplo, o sistema circulatório é simbiótico, e salva uma grande quantidade de água. Normalmente, a agricultura e processamento de produtos agrícolas convencionais utiliza cerca de 70 % da água fresca utilizada pelos seres humanos. “N aquaponia, por outro lado, a água que é usada na produção de peixe comestível de alta qualidade é encaminhado para a estufa, proporcionando as plantas um fertilizante natural. As fazendas aquapônicas podem ser construídas em telhados, bem como terrenos na cidade, mas também no campo. Além disso, estufas e culturas aquáticas existentes podem ser convertidas para os sistemas de exploração da ECF.

A possibilidade de produzir próximo aos consumidores influencia na qualidade do produto final,  esta é uma das características do mercado aquapônico em crescimento. “Os alimentos frescos são a nossa paixão”, disse Leschke. “Quando alguém ocupa-se com a produção de alimentos, recebe rapidamente que nem tudo corre como gostaria. Então,  começa a pensar em uma solução. E nós acreditamos na cultura simbiótica de peixe e legumes”, finaliza.

visto em http://www.revistahidroponia.com.br/noticias/noticia.php?noticia=28574

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.