Agricultora inova e produz sorvete orgânico no interior do Paraná

picolé

Para diversificar a produção da pequena propriedade rural localizada em Palmeira, na região dos Campos Gerais do Paraná, a agricultora Wilmari Macedo resolveu apostar na produção de sorvetes orgânicos.

Ela já produzia doces, compotas, geleias e sucos. Um dia, remexendo as gavetas da casa encontrou um antigo caderno de receitas. Uma delas era de sorvete caseiro.

Wilmari então resolveu trocar os ingredientes industrializados pelos naturais. Os primeiros sorvetes de massa começaram a ser vendidos nas feiras livres de Palmeira.

“Eu comecei vendendo na feirinha, daí foi aumentando a produção e eu comecei a vender para cooperativa e daí para as escolas”, completa.

A agricultora buscou cursos de qualificação, como o de conservação de frutas e hortaliças. Aos poucos, foi aprimorando a culinária. Em alguns produtos, ela usa o quefir, que é uma combinação de microorganismos usados na fermentação do leite.

Com o aumento na produção, a família de Vilmari começou a comprar frutas dos vizinhos. “Apesar de a gente trabalhar com a feira, tendo mais comércio é melhor pra gente”, afirma Roberto Gurski.

Atualmente, o sorvete orgânico é um complemento para a renda da família. A agricultora pensa até em abrir um ponto comercial no futuro.

visto em http://www.portalorganico.com.br/noticia/387/agricultora-inova-e-produz-sorvete-organico-no-interior-do-parana

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.